Objetivos
Geral
Formar o profissional e o cidadão empreendedor, capacitado para atuar na área das Ciências Gerenciais e a organizar e liderar novos negócios, contribuindo para a melhoria e o desenvolvimento das organizações.
EspecíficosO Curso se propõe, entre outros, alcançar, prioritariamente, os seguintes objetivos específicos:
- capacitar os alunos para trabalharem em organizações públicas e privadas, engajados com as transformações das estruturas sócio-econômicas;
- proporcionar aos alunos a compreensão dos processos e práticas administrativas das organizações;
- instrumentalizar os alunos para o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na área de Gestão;
- desenvolver nos alunos o domínio dos princípios e fases da administração em geral;
- desenvolver o espírito crítico e o potencial empreendedor, integrando o processo formativo com a realidade regional e nacional;
- desenvolver nos alunos o espírito de liderança e a consciência de que devem agir eticamente, com responsabilidade e cidadania;
- proporcionar uma visão sistêmica da administração geral no âmbito da realidade social, no âmbito local, regional, nacional e mundial;
- formar profissionais competentes que possam atender às demandas do mercado de trabalho com elevação dos níveis de qualidade de gestão, técnicas de assessoramento e metodologias de projeto;
- desenvolver entre os alunos a capacidade de pesquisas e técnicas inovadoras;
- oportunizar aos alunos a aplicação dos conteúdos programáticos das matérias estudadas, visando a integração entre o estudado e a realidade que se apresenta no mercado de trabalho profissional.
Perfil
O curso de graduação em Administração da Faculdade de Tupi Paulista, obedecendo à Resolução CNE/CES nº 4, de 13 de julho de 2005, possibilita a formação de profissionais aptos a desenvolver de maneira plena e inovadora as seguintes habilidades e competências:
- comunicação interpessoal e expressão correta dos documentos técnicos e específicos;
- negociação através de modernas técnicas, do discurso e da oratória, com vistas ao poder de persuasão e intermediação de impasses;
- planejamento e utilização dos recursos de tecnologia da informação nas organizações;
- utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores, formulações matemáticas e estatísticas;
- implementação de modelos de gestão inovadores;
- capacidade de empreender ações analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações;
- avaliação dos impactos das ações da política econômica na organização;
- análise estratégica do negócio utilizando metodologia e ferramentas adequadas;
- elaboração, implementação e consolidação de projetos públicos e privados;
- análise e interpretação de dados financeiros pertinentes à gestão organizacional, com vistas à tomada de decisão;
- estabelecimento dos objetivos de marketing e estimativa dos resultados esperados;
- administração de talentos e do capital intelectual das organizações;
- identificação, avaliação e implementação de estratégias de logística, armazenamento e produção de produtos/serviços da organização.
ATRIBUIÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO
Atribuições:
O administrador é o profissional responsável pela definição, análise e cumprimento das metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais geram recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da organização, controlando compra e estocagem de matérias-primas, insumos e produtos finais. No setor financeiro, é responsável pela gestão de custos, orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos/serviços da empresa.
Mercado de Trabalho:
O administrador pode trabalhar em qualquer região do país ou fora dele, em empresas públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, de qualquer porte, dos mais diferentes setores da economia – de hospitais, fábricas e escolas a ONGs e empresas dedicadas ao comércio pela internet. Funções: de maneira geral o egresso de Administração tem um universo de atuação amplo no segmento empresarial, atendendo diversas funções/áreas de negócio como:
- Executivo empresarial;
- Gestor empresarial;
- Assessor de área estratégica;
- Consultor de empresas;
- Gerente de área (finanças, produção, marketing e recursos humanos).
Grade Curricular
- Administração da Produção
- Administração de Empreendimentos Agroindustriais
- Administração de Rec. Materiais e Patrimoniais
- Administração de Sistemas de Informação
- Administração Estratégica
- Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional
- Contabilidade
- Contabilidade Gerencial
- Direito
- Ecologia e Educação Ambiental
- Economia
- Economia Brasileira
- Empreendedorismo
- Estatística
- Filosofia e Ética Empresarial
- Finanças
- Gestão Ambiental
- Gestão de Custos
- Gestão de Negócios
- Gestão de Pessoas
- Gestão de Serviços
- Informática
- Legislação Empresarial
- Legislação Social
- Legislação Tributária
- Marketing
- Matemática
- Matemática Financeira
- Métodos e Técnicas de Pesquisa
- Organização, Sistemas e Métodos
- Português
- Psicologia
- Sociologia
- Tecnologias da Administração
- Teorias da Administração
- Tópicos Especiais em Administração
Fundamentação Legal