Administração

  • Objetivos

    Geral

    Formar o profissional e o cidadão empreendedor, capacitado para atuar na área das Ciências Gerenciais e a organizar e liderar novos negócios, contribuindo para a melhoria e o desenvolvimento das organizações.
    Específicos

    O Curso se propõe, entre outros, alcançar, prioritariamente, os seguintes objetivos específicos:

    • capacitar os alunos para trabalharem em organizações públicas e privadas, engajados com as transformações das estruturas sócio-econômicas;
    • proporcionar aos alunos a compreensão dos processos e práticas administrativas das organizações;
    • instrumentalizar os alunos para o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na área de Gestão;
    • desenvolver nos alunos o domínio dos princípios e fases da administração em geral;
    • desenvolver o espírito crítico e o potencial empreendedor, integrando o processo formativo com a realidade regional e nacional;
    • desenvolver nos alunos o espírito de liderança e a consciência de que devem agir eticamente, com responsabilidade e cidadania;
    • proporcionar uma visão sistêmica da administração geral no âmbito da realidade social, no âmbito local, regional, nacional e mundial;
    • formar profissionais competentes que possam atender às demandas do mercado de trabalho com elevação dos níveis de qualidade de gestão, técnicas de assessoramento e metodologias de projeto;
    • desenvolver entre os alunos a capacidade de pesquisas e técnicas inovadoras;
    • oportunizar aos alunos a aplicação dos conteúdos programáticos das matérias estudadas, visando a integração entre o estudado e a realidade que se apresenta no mercado de trabalho profissional.
  • Perfil

    O curso de graduação em Administração da Faculdade de Tupi Paulista, obedecendo à Resolução CNE/CES nº 4, de 13 de julho de 2005, possibilita a formação de profissionais aptos a desenvolver de maneira plena e inovadora as seguintes habilidades e competências:

    • comunicação interpessoal e expressão correta dos documentos técnicos e específicos;
    • negociação através de modernas técnicas, do discurso e da oratória, com vistas ao poder de persuasão e intermediação de impasses;
    • planejamento e utilização dos recursos de tecnologia da informação nas organizações;
    • utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores, formulações matemáticas e estatísticas;
    • implementação de modelos de gestão inovadores;
    • capacidade de empreender ações analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações;
    • avaliação dos impactos das ações da política econômica na organização;
    • análise estratégica do negócio utilizando metodologia e ferramentas adequadas;
    • elaboração, implementação e consolidação de projetos públicos e privados;
    • análise e interpretação de dados financeiros pertinentes à gestão organizacional, com vistas à tomada de decisão;
    • estabelecimento dos objetivos de marketing e estimativa dos resultados esperados;
    • administração de talentos e do capital intelectual das organizações;
    • identificação, avaliação e implementação de estratégias de logística, armazenamento e produção de produtos/serviços da organização.

    ATRIBUIÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO

    Atribuições:

    O administrador é o profissional responsável pela definição, análise e cumprimento das metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais geram recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da organização, controlando compra e estocagem de matérias-primas, insumos e produtos finais. No setor financeiro, é responsável pela gestão de custos, orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos/serviços da empresa.

     

    Mercado de Trabalho:

    O administrador pode trabalhar em qualquer região do país ou fora dele, em empresas públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, de qualquer porte, dos mais diferentes setores da economia – de hospitais, fábricas e escolas a ONGs e empresas dedicadas ao comércio pela internet. Funções: de maneira geral o egresso de Administração tem um universo de atuação amplo no segmento empresarial, atendendo diversas funções/áreas de negócio como:

    • Executivo empresarial;
    • Gestor empresarial;
    • Assessor de área estratégica;
    • Consultor de empresas;
    • Gerente de área (finanças, produção, marketing e recursos humanos).
  • Grade Curricular

    • Administração da Produção
    • Administração de Empreendimentos Agroindustriais
    • Administração de Rec. Materiais e Patrimoniais
    • Administração de Sistemas de Informação
    • Administração Estratégica
    • Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional
    • Contabilidade
    • Contabilidade Gerencial
    • Direito
    • Ecologia e Educação Ambiental
    • Economia
    • Economia Brasileira
    • Empreendedorismo
    • Estatística
    • Filosofia e Ética Empresarial
    • Finanças
    • Gestão Ambiental
    • Gestão de Custos
    • Gestão de Negócios
    • Gestão de Pessoas
    • Gestão de Serviços
    • Informática
    • Legislação Empresarial
    • Legislação Social
    • Legislação Tributária
    • Marketing
    • Matemática
    • Matemática Financeira
    • Métodos e Técnicas de Pesquisa
    • Organização, Sistemas e Métodos
    • Português
    • Psicologia
    • Sociologia
    • Tecnologias da Administração
    • Teorias da Administração
    • Tópicos Especiais em Administração
    RESUMO

    CARGA HORÁRIA GERAL: 2400h/a
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 300h/a
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO: 300h/a
    DISCIPLINA OPTATIVA: LIBRAS (Decreto nº. 5.626/2005, art. 3º, §2º 60
    CARGA HORÁRIA TOTAL: 3060h/a

  • Fundamentação Legal

    Dados de Criação/Autorização:

    Documento: Portaria MEC
    Nº. Documento: 1.852 de 26/06/2002
    Data de publicação: 27/06/2002
    No. Parecer / Despacho: 860/2002 SESu

    RECONHECIMENTO:
    Portaria MEC nº685, de 11/05/2009, publicada no DOU nº88, de 12/05/2009.