Pedagogia

  • Objetivos

    Geral

    Oferecer formação para o exercício integrado e indissociável da docência (na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos), da gestão dos processos educativos escolares e não-escolares, da produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
    Específicos

    1) Capacitar professores e gestores escolares aptos a:

    » considerar, na formação dos alunos da educação básica, suas características socioculturais e psicopedagógicas, aproveitando suas experiências anteriores,

    » atuar no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativa e pedagógica, com competência técnico-científica, com sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela;

    » conhecer e dominar os conteúdos básicos, relacionados às áreas do conhecimento que serão objeto de sua atividade docente, com as suas respectivas metodologias, adequando-os às necessidades dos alunos;

    » utilizar diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal, como meio para expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções da cultura;

    » utilizar as ciências humanas e sociais, bem como os conhecimentos das ciências da natureza e as tecnologias, como referências e instrumentos para o ensino formal e para a condução de situações educativas em geral, sendo capaz de estabelecer um diálogo entre a sua área e essas outras áreas do conhecimento, relacionando o conhecimento científico e a realidade social, conduzindo e aprimorando suas práticas educativas e propiciando aos seus alunos a percepção da abrangência dessas relações;

    » contribuir para a elaboração e para o desenvolvimento do projeto pedagógico da Instituição em que atua, realizando o trabalho pedagógico de maneira coletiva e solidária, interdisciplinar e investigativa, desenvolvendo saberes educacionais a partir das questões vividas na prática educativa;

    » compreender e atuar sobre o processo ensino-aprendizagem na escola e nas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino;

    » resolver problemas concretos da prática docente e da dinâmica escolar, zelando pela aprendizagem dos alunos;

    » exercer um papel catalisador do processo educativo, possibilitando a articulação dos sujeitos escolares entre si e destes com os movimentos socioculturais da comunidade em geral, assim como contribuir para a construção e organização coletiva de sua categoria profissional;

    » desenvolver pesquisas no campo teórico investigativo da educação e, especificamente, da docência, podendo dar continuidade, como pesquisador, à sua formação.

    2) Desenvolver habilidades gerais para que o professor seja o agente articulador do aprender a aprender, a partir do conhecimento e domínio dos conteúdos básicos relacionados às áreas do conhecimento que serão objeto de sua atividade docente, adequando-os às necessidades dos alunos;

    3) Sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente;

    4) Estimular os licenciados para práticas de docência e gestão escolar que ensejem a observação e acompanhamento, a participação no planejamento, na execução e na avaliação de aprendizagens, do ensino ou de projetos pedagógicos, tanto em escolas como em outros ambientes educativos.

  • Perfil

    Conforme o Art. 5º da Resolução 1, de 15 de maio de 2006, o egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:

    I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

    II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;

    III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

    IV – trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

    V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

    VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

    VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;

    VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

    IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

    X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

    XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

    XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

    XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não escolares;

    XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;

    XV – utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;

    XVI – estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

    § 1º No caso dos professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, dada a particularidade das populações com que trabalham e das situações em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão:

    I – promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena junto a quem atuam e os provenientes da sociedade majoritária;

    II – atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas indígenas relevantes.

    § 2º As mesmas determinações se aplicam à formação de professores para escolas de remanescentes de quilombos ou que se caracterizem por receber populações de etnias e culturas específicas.

  • Grade Curricular

    • Alfabetização
    • Arte na Educação Infantil
    • Arte no Ensino Fundamental
    • Avaliação Educacional
    • Ciências na Educação Infantil
    • Ciências no Ensino Fundamental
    • Didática
    • Educação Especial
    • Estágio Supervisionado
    • Filosofia
    • História da Educação
    • Libras
    • Língua Portuguesa
    • Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
    • Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil
    • Lúdico na Educação
    • Matemática na Educação Infantil
    • Matemática no Ensino Fundamental
    • Metodologia da Educação Infantil
    • Metodologia de Educação Física
    • Metodologia do Ensino Fundamental
    • Pesquisa Científica
    • Planejamento e Gestão
    • Política e Legislação da Educação
    • Princípios Lógico-Matemáticos
    • Psicologia da Educação
    • Saúde e Educação
    • Seminários de Pesquisas
    • Sociologia
    • Tecnologia e Educação
    • Teorias da Educação
    • Tópicos Especiais em Educação
    RESUMO

    Carga Horária Total das Disciplinas: 2220h/a
    Carga Horária Total do Estágio Supervisionado: 400h/a
    Carga Horária Total das Atividades Complementares: 100h/a
    Carga Horária Total dos Seminários de Estudos: 400h/a
    Carga Horária Total do Curso: 3220h/a

  • Fundamentação Legal

    DADOS DE TRANSFORMAÇÃO:

    Documento: Portaria MEC
    Nº. Documento: 943 de 22/11/2006
    Data de publicação: 23/11/2006

    DADOS DE RECONHECIMENTO:
    Portaria MEC nº577, de 23/02/2006, publicada no DOU nº41, de 01/03/2006.
    Portaria MEC nº943, de 22/11/2006, publicada no DOU nº224, de 23/11/2006.