Instituição

A Faculdade de Tupi Paulista e o Instituto Superior de Educação de Tupi Paulista estão localizados na cidade de Tupi Paulista, Estado de São Paulo. O município foi fundado em 28/08/1941, pelos Senhores Lélio de Toledo Pizza, Juvenal Camargo e João Staut, denominando-se inicialmente TUPY. As matas desbravadas deram lugar às plantações de café e, em 30/11/1944, o pequeno povoado foi elevado à categoria de DISTRITO, ainda com o nome de TUPY. Em 24/12/1948 passando à categoria de Município, denominou-se GRACIANÓPOLIS. Finalmente, em 30/12/1953, foi elevado à condição de Comarca, passando a denominar-se TUPI PAULISTA (atual). Na década de 60, Tupi Paulista teve sua fase áurea, impulsionada pela produção de café, que atingiu a marca de 18 milhões de pés em produção e com uma população rural estimada em 11.000 habitantes.

O município de Tupi Paulista está situado na região da Alta Paulista, no oeste do Estado de São Paulo, distante 663 km da capital do Estado, onde se destaca a pecuária de corte e de leite, estando a bacia leiteira consolidada. Atualmente observa-se a retomada da plantação de novos cafezais, com introdução de novas tecnologias e novas variedades. Vem ganhando destaque a viticultura, com uvas finas de mesa. Nota-se, também, que atualmente poucos produtores se dedicam às lavouras periódicas, como o milho, algodão, feijão e o amendoim.

De acordo com dados do IBGE, Censo 2010, a população de Tupi Paulista é de 14.269 habitantes. Conta com 5 escolas de ensino fundamental, 2 de ensino médio e 4 pré-escolas.

A Faculdade de Tupi Paulista e o Instituto Superior de Educação de Tupi Paulista estão localizados em área privilegiada na cidade, representando para Tupi Paulista um marco propulsor da vida acadêmica e cultural, de educação continuada, beneficiando, ainda, vários municípios vizinhos, como Dracena, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Nova Independência, Panorama, Paulicéia, Santa Mercedes, São João do Pau D’Alho, dentre outros.

Nossas Instituições estão sintonizadas com as expectativas da comunidade, contribuindo, direta e indiretamente, para o crescimento da região, oferecendo uma visão abrangente, crítica, reflexiva e objetiva dos fenômenos sociais, para assumir responsabilidades, organizar e promover o ensino com seriedade e competência, com conhecimento teórico e prático.